12 junho 2012


ATIVIDADE PERMANENTE “CANTO.COM”
EDUCADORAS:Cintia da Costa Terra  e Rosangela Aparecida Ferrari
 PROFESSORA: Rosana Sanzovo
 Jogo “Prateleira de calçados”

TURMA: Pré

ÁREA DE FORMAÇÃO: Conhecimento matemático.
OBJETIVO GERAL: Aprender a jogar jogos de computador.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
-Desenvolver habilidades no uso do computador.
-Desenvolver o pensamento lógico matemático partindo da tecnologia do computador.
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos.


TEMPO ESTIMADO: 1° semestre: sendo aplicado durante o momento da entrada e saída das crianças e nos cantos de atividades diversificadas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
-Data show.
-Computador.
- Softwares (ou programas)
-Outras propostas de cantos de atividades diversificadas.
-Papel bobina.
-Calçados.
-Canetinhas.
-Caixas de calçados.
JUSTIFICATIVA
            Que as crianças tenham a possibilidade de aprender a jogar jogos em um diferente recurso: o computador,tendo acesso a esta tecnologia.
DESENVOLVIMENTO
ü      1ªetapa
Apresentar ao grupo através de data show a “Casa da Mille”. Mostrando para as crianças as possibilidades de jogos nesta casa. Explicar para as crianças que a primeira proposta a ser utilizada por eles no computador será o jogo “prateleira dos calçados”.Deixar as crianças explorar este jogo neste momento com o uso do data show.

ü      2ªetapa
Em roda, apresentar para as crianças diferentes tipos de pares de calçados, desde pequenos até calçados grandes que não caibam nos pés das crianças (emprestar estes calçados nas outras turmas do CMEI desde o berçário até o maternal 3, utilizando também os calçados das profissionais da sala).Deixar que todas tenham a possibilidade de experimentar os calçados. Deixar que tentem usar os calçados dos colegas da turma para verificarem se servem ou não em seu pé.


ü      3ªetapa
Colocar no chão um papel bobina e pedir para que em duplas, as crianças desenhem utilizando canetinhas,as pegadas dos colegas,anotando os nomes dos donos das pegadas.Ao final deste registro,observar a  marcação feita com as crianças,fazendo comparações.



ü      4ªetapa
Fazer uma pesquisa para verificar qual a numeração de calçado das crianças da turma do pré.Registrar estes dados e apresentar para as crianças no momento da chamada,onde os nomes das crianças e os números de calçados de cada criança será escrito em um papel em formato de calçado.Após isto,as crianças deverão colocar os “calçados” em suas respectivas caixas de sapatos. Podendo assim,observar as crianças que calçam o mesmo número.






ü       5ªetapa
Apresentar a “Casa da Mille” novamente para as crianças, porém desta vez,no computador da sala e em trios.Sendo estes momentos de entrada e saída e nos cantos de atividades diversificadas que ocorrem durante o dia na sala.
Jogar o jogo da “Prateleira dos Calçados” até que todas as crianças tenham jogado,sabendo jogar com autonomia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário